Você já ouviu falar em ransomware? Como você deve estar sabendo algum hacker ou grupo atacou os servidores e sequestrou os dados do STJ. Mas o que isso quer dizer?
Nesse post eu vou te falar sobre esse ataque e como se prevenir, seja na sua casa ou na sua empresa.
Primeiro, que ataque foi esse?
Se você acompanhou as notícias dos últimos dias, com certeza escutou sobre o ataque hacker ao STJ. Esse ataque feito aos servidores, consiste em uma ameaça onde o invasor acessa um servidor alheio e “sequestra” todas as informações por meio de um malware ou vírus denominado “ransomware”
Aí você me pergunta: Wendell, porque você disse “sequestrar os dados”? Ransom (inglês) quer dizer resgate e esse nome foi dado a esse tipo específico de malware pois ele, ao acessar o computador, tem a capacidade de criptografar todos os dados para então cobrar um valor em dinheiro para remoção da criptografia.
Quando falamos em “criptografar dados” queremos dizer que um vírus converte os arquivos para um formato que só é possível ler ou descompactar, mediante a uma senha.
Ransom ou Resgate
Explicando de maneira bem didática, imagine a seguinte situação:
Todos os seus arquivos, sejam eles fotos, documentos de texto ou planilhas estão dentro do seu computador. Após a ação do vírus, não é possível abri-los a não ser que você tenha a “senha”. E a pessoa que criou esse bloqueio, te pede um valor para informar a senha de abertura.
E é aí que o termo resgate começa a fazer sentido, pois ao criptografar os arquivos e os tornarem ilegíveis, você não terá acesso aos mesmos a não ser que pague o resgate.
Como se prevenir dessa ameaça?
O ransomware é o terror da área de TI e o motivo é simples: Caso não exista a chave ou senha para abrir os arquivos, ainda não é possível recuperar o acesso aos dados.
Algumas versões mais antigas de ransomware já foram mapeadas e as chaves estão disponíveis na internet, porém, não devemos contar com a sorte.
Siga sempre o básico:
- Prefira antivírus com proteção anti-ransomware;
- Mantenha seu antivírus atualizado;
- Atualize seu sistema operacional. Windows, Linux ou Mac
- Tenha sempre um backup atualizado dos seus dados
Faça Backup dos seus dados!
Um amigo que trabalha com manutenção elétrica uma vez me disse: Se você tem só uma ferramenta, você não tem nenhuma. O que ele quis dizer?
Ele quis dizer que se ele tiver apenas uma chave de fenda, em algum momento ele vai ficar na mão. Ou a chave vai quebrar, ou ele vai esquecer em algum lugar e não poderá executar o serviço.
Trouxe essa filosofia para a área de TI e digo ao meus clientes a mesma coisa. Tenha sempre um backup atualizado e não tenha apenas um. Você fez o seu backup em um pendrive? Ok, faça em outro por precaução. Tenha o backup em outro computador ou em outro HD externo. Hoje em dia o armazenamento em nuvem está muito barato e você pode fazer o seu backup nele.
Eu mesmo tenho um Office 365 da Microsoft que além de me dar os programas do pacote office (Word, Excel, PowerPoint etc…), me fornece 1TB de armazenamento no Onedrive.
Faça Backup de suas fotos e vídeos gratuitamente usando o Google Fotos. Leia esse artigo e saiba como!
Para empresas
Para você que está lendo e é o gestor de uma empresa, decida por backup em nuvem. Não há problema algum em ter backups locais em HDs externos ou fitas, porém como eu disse, se você tem apenas um, você não tem nenhum.
O Backup local dá agilidade na recuperação dos dados em caso de arquivos apagados, restauração, porém um backup em nuvem traz a segurança de que se pegar fogo na sala de TI (tomara que não aconteça rs), você dormirá tranquilo sabendo que os dados estão seguros na nuvem.
Indicamos o uso da ferramenta de backup da em nuvem da W2 Cloud Backup, parceira do blog. Clique aqui e conheça todas as funcionalidades da ferramenta. Nesse link você encontra os planos e preços.
No caso do STJ, tanto os dados dos servidores quanto os dados de backup foram criptografados. Te garanto que não é uma sensação agradável.
Pessoal, é isso. Espero ter esclarecido sobre o tema. Um abraço e até a próxima.
Photo by Michael Geiger on Unsplash
deixe o seu comentário