O Ano é 2020 e ainda sofremos com nossa internet. Mas você sabia que existe uma velocidade mínima definida pela Anatel para sua internet contratada? Então dê uma lida nesse post, pois no final iremos fazer um teste de velocidade!
A era da internet
Estamos na era da tecnologia, na era da internet e por isso, uma internet com boa velocidade e principalmente estabilidade não é uma opção. São muitos os motivos para isso e você com certeza os conhece: Nunca consumimos tanto, filmes, séries, vídeos e áudios. Nunca ficamos tanto tempo conectados em redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens e sites. E não é só de diversão que estou falando. Bancos, corretoras , serviços do Governo, etc. A cada dia mais dependemos de uma boa conexão de internet para trabalhar, relaxar e nos comunicar.
Mas e quando a conexão não é satisfatória?
Instabilidade na conexão
Pois é, como nosso dia a dia está dependente da internet não podemos estar constantemente lutando pra nos conectar. A verdade é que apesar das altas velocidades que nos são oferecidas, é muito comum vermos reclamações sobre a conexão. Trabalho com TI há 15 anos e atendo clientes desde o início da minha carreira. Digamos que as duas maiores reclamações sempre foram, meu computador está lento e minha internet também rs.
Infelizmente, é comum que as operadoras entreguem menos velocidade do que contratamos. Isso é um fato. Mas o que podemos fazer a respeito?
Velocidade mínima definida pela ANATEL
A Anatel ou Agência Nacional de Telecomunicações, é o órgão Brasileiro responsável por entre outras obrigações, pelo monitoramento e regulação de provedores de internet. O que poucos sabem é que desde o dia 01 de Novembro de 2014 a Anatel definiu uma velocidade mínima de velocidade de internet que deve ser entregue ao cliente. Funciona assim:
De acordo com a Anatel, a taxa de transmissão instantânea da sua internet deve ser no mínimo 40% do total contratado, ou seja, se você contratou uma internet de 100 Mbps à qualquer momento que for usar, o mínimo que tem que estar disponível são 40 Mbps.
Ela também determina que durante o mês de uso, a média da sua velocidade tem que ser de 80%. Isso quer dizer que durante um mês inteiro, com os altos e baixos que toda internet banda larga tem, a média da velocidade tem que ser de 80 Mbps.
Se você tem uma internet de 100 Mbps e está passando um mês inteiro com velocidade de abaixo de 80 Mbps, você tem direto a reclamar.
Como fazer um teste de velocidade?
O DicasTech disponibiliza para você um medidor de velocidade, ou “velocímetro”. Clique neste link para usar o nosso medidor de velocidade. Vou te mostrar como ele funciona:
Para fins de exemplo, fiz o teste de velocidade no momento em que estou escrevendo esse post. Tenho uma internet via fibra ótica de 100 Mbps de download e 50 Mbps de Upload e como vocês viram na imagem o resultado foi o seguinte:
- Download (Baixar) – Máxima de 51,47 Mbps e média de 36,15 Mbps
- Upload (Subir) – Máxima de 38,99 Mbps e média de 35,21 Mpbs
Isso quer dizer duas coisas: Primeiro que minha internet está, em média, abaixo da transmissão mínima determinada pela Anatel – 40% (no meu caso, 40 Mb/s) e segundo que se a velocidade continuar desse jeito durante o mês, eu tenho direito de abrir um chamado com a Anatel para resolver.
É claro que a nossa primeira opção não deve ser a Anatel. Devemos entrar em contato com a operadora e solicitar um reparo da nossa conexão ou até mesmo a troca de equipamentos caso seja necessário, porém se não surtir efeito, nós como consumidores temos o direito de abrir uma reclamação junto à um orgão superior.
Bom, espero ter ajudo e esclarecido algumas dúvidas. É sempre bom conhecermos nossos direitos e entender como podemos lutar por eles. Vou deixar abaixo o link do site da Anatel onde você encontrará as informações sobre esse post e também para abertura de uma reclamação. Até a próxima!
deixe o seu comentário